TOPO

sábado, 21 de junho de 2014

BIBLIOLOGIA - A BIBLIA

CIETCURSO DE INTRODUÇÃO ELEMENTAR À TEOLOGIA
“Facilitando o conhecimento; aproximando o homem de Deus!”
Apresenta:

PROJETO-CURSO BÍBLICO EM SUA CASA
TEMA: A BÍBLIA
1. O QUE É A BÍBLIA.
          É a Revelação de Deus à humanidade. Seu autor é Deus mesmo. Seu real intérprete é o Espírito Santo. Seu assunto central é Jesus cristo. Esta atitude para com a Bíblia é de capital importância para o êxito no seu estudo. Nossa atitude para com a Bíblia mostra nossa atitude para com Deus. Sendo a Bíblia  a revelação  de Deus, ela  expressa  a vontade  de Deus. Ignorar a Bíblia é ignorar essa vontade. Certo autor anônimo  corretamente  declarou: “A Bíblia é Deus  falando ao homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando  com o  homem; é Deus falando a favor  do homem; mas  é sempre Deus  falando!”
          Através dela compreendemos tudo a respeito de Deus e seus atributos, idoneidade, nomes  de Deus   bem como o tema  central da Bíblia  que é  Jesus Cristo.

2. A ORIGEM DO NOME “BÍBLIA”.
           Este nome consta apenas na capa da Bíblia, mas não o vemos através do volume sagrado. Foi primeiramente aplicado  às  escrituras  por João  Crisóstomo, grande  reformador  e patriarca  de Constantinopla (347- 407 d.c). O vocábulo “Bíblia” significa etimologicamente “coleção  de livros  pequenos” isto  porque  os livros  da Bíblia  são pequenos , formando um volume  não muito  grande  como tão  bem  o  conhecemos. De fato, a Bíblia é uma coleção de livros, porém, perfeitamente harmônicos entre si. É devido a isso que a palavra bíblia sendo um plural no grego. Passou a ser singular nas línguas modernas.

3. MATERIAIS QUE A BÍBLIA FOI ESCRITA.
   Os principais foram dois: papiro e pergaminho. O papiro era extraído de uma planta  aquática  desse mesmo  nome. Há várias menções dele na Bíblia, como por exemplo: “Pode o papiro crescer sem lodo? ou pode o junco vicejar sem água?”( Jó 8.11) “... que envia embaixadores por mar em navios de papiro sobre águas, dizendo:...”(Isaias18.2) “Tenho muito que vos escrever, mas não quero fazê-lo com papel e tinta.”( 2João v.12). De papiro deriva o termo papel. Seu uso na escrita vem desde 3.000 a.C. no Egito.
   Pergaminho é a pele de animais, curtida e preparada para a escrita. É material superior  ao papiro, porém  de uso  mais recente  do  que  aquele.Teve  seu uso  generalizado a  partir  do inicio  do Século I na Ásia  Menor. É também citado na Bíblia. Exemplo: “quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.” (2 Timóteo 4.13).
4. FORMATO PRIMITIVO DA BÍBLIA.
   Foram dois: rolos e códices. Eram esses os formatos dos livros antigos. O rolo era um rolo de fato, feito de papiro ou pergaminho. Era preso a dois cabos de madeira para facilidade de manuseio. Cada livro da Bíblia era um rolo em separado. Naquele tempo ninguém podia conduzir pessoalmente a Bíblia como fazemos hoje. O que tornou isso possível foi a invenção do papel no Século II pelos chineses, e a do prelo de tipos móveis pelo alemão Johann Gutenberg  em 1450 d.C, possibilitando  o formato  dos  livros  atuais.
   O códice é uma obra no formato de livros, de grandes proporções. Nosso vocabulário livro vem do latim líber, que significa primeiramente casca de árvore, depois livro.





5. AS LÍNGUAS ORIGINAIS DA BÍBLIA
    As principais são duas: hebraica, para o Antigo Testamento, e a grega para o Novo Testamento. Foi nessas línguas que a bíblia foi originalmente  inspirada. As traduções só conservam a inspiração  quando  reproduzem  fielmente  o original.

6. OS ESCRITORES DA BÍBLIA.
           A existência da Bíblia, abrangendo seus escritores, sua formação, composição, preservação e transmissão, só pode ser explicada como milagre de Deus, ou melhor: Deus sendo seu autor. Foram cerca de  40  os escritores da Bíblia. Deste modo a Palavra Escrita de Deus foi-nos dada por canais humanos. Assim como o foi a Palavra Viva - Cristo “Estava vestido com um manto salpicado de sangue, e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus.” (Ap 19.13). Esses homens pertenciam às mais variadas profissões e atividades. Viveram e escreveram em diferentes lugares e situações. Levaram 1500 anos para escrever a Bíblia. Apesar de todas essas dificuldades, ela não contém erros  nem  contradições. Há sim dificuldades na compreensão, interpretação, tradução, aplicação, mas tudo isso do lado humano, devido a nossa incapacidade em todos os sentidos.

7. A ESTRUTURA DA BÍBLIA.
         Estudaremos neste ponto um resumo da estrutura da Bíblia quanto á sua composição em partes  principais, livros  classificação  dos livros  por assuntos, divisão  dos livros  em capítulos  e versículos, e certas  particularidades indispensáveis.
A) Divisão em partes principais. São duas: Antigo e Novo Testamento.
B) Composição quanto a livros. São 66, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. O maior é o dos Salmos; o menor é 3 João.
 C) Divisão em capítulos. São 1.189, sendo 929 no Antigo Testamento e 260 no Novo Testamento. O maior capítulo é o salmo 119; e o menor é o salmo 117. Para ler a bíblia toda em um ano basta ler 5 capítulos aos domingos e 3 nos demais dias da semana. Foi dividida em capítulos em 1250 d.C por Hugo  de Saint Cher, abade  dominicano, estudioso das Escrituras.
D) Divisão em Versículos. São 31.173, sendo 23.214 no Antigo Testamento e 7.959 no Novo Testamento. Foi  dividida  em versículos  em duas etapas: o Antigo Testamento em 1445 pelo Rabi Nathan; o Novo Testamento  em 1551 por  Robert Stevens, um impressor de Paris. Stevens publicou a primeira  Bíblia dividida  em capítulos e versículos  em 1555, sendo  esta a Vulgata Latina.   A classificação dos livros do Antigo Testamento por assuntos, acima vem da versão Septuaginta através da Vulgata, e não leva em conta a ordem cronológica  dos mesmos, e o leitor não pode estudar como sendo esta ordem de assuntos  cronologicamente.
      O ANTIGO TESTAMENTO. Seus 39 livros estão divididos em 4 classes: Lei, História, Poesia, Profecia. Os livros de cada classe são  os seguintes:
LEI: 5 LIVROS-Gênesis, Êxodo, Levítico, números e Deuteronômio. Esses 5 livros são chamados  o Pentateuco, Tratam  da criação  e da lei.
HISTÓRIA: 12 livros – Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester, Contêm a história do povo escolhido: Israel.
POESIA: 5  livros- Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. São chamados poéticos devido ao gênero do seu conteúdo e não por  outra  razão.
PROFECIA: 17 livros _ de Isaias a Malaquias. Esses 17 livros estão subdivididos em dois grupos:
Ø  Profetas Maiores: 5 livros. Isaias, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
Ø  Profetas Menores: 12 livros. Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Os nomes “maiores” e “menores”. Referem - se ao volume de matéria dos livros e extensão do ministério profético. Na Bíblia Hebraica (o nosso Antigo Testamento), a divisão dos livros é bem diferente, como já falamos.
O NOVO TESTAMENTO. Seus 27 livros também estão divididos em quatro classes: Biografia, História, Doutrina, Profecia. Os livros de cada classe são os seguintes:
BIOGRAFIA: São os quatro evangelhos. Descrevem a vida terrena do Senhor Jesus e o seu glorioso  ministério entre  os homens. Os três  primeiros são chamados Sinóticos devido ao paralelismo que apresentam. O número quatro nos Evangelhos fala também de sua universidade, por serem quatro os  pontos  cardeais.
HISTÓRIA: É o livro de Atos dos Apóstolos. Registra a história da Igreja primitiva, seu viver e agir. O livro mostra que o segredo do progresso da Igreja é a plenitude do Espírito Santo nas vidas.
DOUTRINA: São 21 livros chamados epistolas ou cartas. Vão de Romanos a Judas. Umas são dirigidas a igrejas, outras a indivíduos. As 7 que  vão de Tiago a Judas, são chamadas  universais ou gerais.
PROFECIA: É o livro de Apocalipse. Esta palavra  significa  revelação.Trata da volta  pessoal  do senhor Jesus  á terra, isto é, sua revelação, sua manifestação  visível. O Apocalipse é o inverso  do livro  de Gênesis. Lá narra como tudo começou: aqui como tudo findará.
      Há outras modalidades de classificação dos livros do Novo Testamento, mas a que vimos acima, parece-nos bastante simples e prática.
8. O TEMA CENTRAL DE TODOS OS LIVROS DA BÍBLIA.
    É o senhor Jesus Cristo. Ele mesmo no-lo declara: “E começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que Dele se achava em todas as escrituras. Jesus lhes disse: são estas as palavras que vos falei estando ainda convosco, que era necessário que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e os profetas e nos Salmos.” (Lucas 24.27,44). “Examinais as escrituras, porque pensais ter nelas a vida eterna. São estas mesmas Escrituras que testificam de mim, contudo não quereis vir a mim para terdes a vida eterna.” (João 5.39). Considerando Cristo como tema central da Bíblia, os 66 livros podem ser resumidos em 5  palavras, todas referentes a Cristo, assim:
Ø  Preparação: Todo o Antigo Testamento trata da preparação do mundo para o advento de Cristo.
Ø  Manifestação: Os Evangelhos tratam da manifestação de Cristo ao mundo, como Redentor.  
Ø  Propagação: Os Atos dos Apóstolos tratam da propagação de Cristo por meio da Igreja.
Ø  Explanação: As Epistolas tratam da explanação de Cristo. São os detalhes da doutrina cristã.
Ø  Consumação: O Apocalipse trata de Cristo consumando todas as coisas – C. Scofield.
           Tendo Cristo como o tema central da Bíblia, podemos resumir  todo o Antigo Testamento  numa  frase: JESUS VIRÁ, E o Novo Testamento noutra frase: JESUS JÁ VEIO (é claro, como Redentor ). Assim sendo, as Escrituras sem a pessoa  de Jesus, seriam  como a Física  sem a matéria  ou a  Matemática  sem os  números.    
QUEM DEVE LER A BÍBLIA?
Ø  Os jovens; para saber como viver;
Ø  Os velhos; para saberem como morrer;
Ø  Os ignorantes; para obterem humildade;
Ø  Os sábios; para obterem sabedoria;
Ø  Os ricos; para advertência;
Ø  Os pobres para enriquecimento;
A Bíblia é o livro para todo o tipo de pessoas!
QUESTIONÁRIO
1-      O que é a Bíblia para você?
2-      Etimologicamente o que se significa o termo Bíblia?
3-      Em que materiais a Bíblia foi escrita originalmente?
4-      Em que línguas originais foram escritas as escrituras?
5-      Quantos autores e em quanto tempo eles escreveram a Bíblia?
6-      Em quantas partes e em quantos livros está dividida a Bíblia?
7-      Como se divide as 4 classe dos livros do Antigo Testamento?
8-      Como se divide as 4 classe dos livros do Novo Testamento?
9-      Cinco palavras resumem os 66 livros da Bíblia, no que se refere a Cristo. Quais são?

10-  Duas frases resumem o Antigo e o Novo Testamento. Quais são?

Nenhum comentário:

Postar um comentário