TOPO

sábado, 21 de junho de 2014

OS DEMÔNIOS

CIETCURSO DE INTRODUÇÃO ELEMENTAR À TEOLOGIA
“Facilitando o conhecimento; aproximando o homem de Deus!”
Apresenta:


TEMA: OS DEMÔNIOS

               Os demônios são seres espirituais, com personalidade e inteligência. Diferentemente dos anjos, são destrutivos, malignos e agem sob o comando de satanás (Mateus 12: 43 a 45 E quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não achando. Então diz: Voltarei para minha casa, de onde sair. E Voltando, acha desocupada, varrida e adornada. Então vai e leva consigo outros sete piores do que ele, e entrando habitam ali; e os últimos atos desse homem são piores que os primeiros. Assim acontecerá a essa geração má e perversa).    
              A palavra demônio origina-se no grego (demo ou demonion) que significa espírito maligno de grande poder, e quando usada com a inicial maiúscula está relacionada a satanás que é o príncipe dos demônios.
Os demônios também eram anjos adoradores, mas assim como a satanás rebelaram contra Deus, e hoje são atormentadores usados pelo próprio satanás para causar mal as pessoas, trazendo-lhes vários problemas: como doenças físicas, mentais e espirituais. (Mateus 9: 32 e 33 E havendo Jesus se retirado trouxeram-lhe um endemoninhado que era mudo e Jesus expulsando o demônio, o mudo falou, e toda a multidão maravilhou-se dizendo nunca tal se viu em Israel).   
             Os Demônios também podem fazer as pessoas praticarem coisas insanas, que os outros podem até pensar que elas estão loucas, pois as mesmas perdem a noção do que estão fazendo quando são dominadas pelos anjos satânicos. (Marcos 5:2 a 5 “E saindo Ele do barco, lhe saiu logo ao encontro um homem com espírito imundo, o qual tinha sua morado nos sepulcros, e nem ainda cadeias podiam prender. Por que, tendo sido tantas vezes presos com grilhões e cadeias, as cadeias foram feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém podia amansar e andava sempre de dia e de noite chamando pelos montes e sepulcros e ferindo-se com pedras”).
             E esses anjos maléficos além de fazer tudo isso, têm ainda o poder de perturbar as pessoas em sonhos, vozes que não sabemos de onde vêm. Demônios não têm o poder somente de entrarem  nos corpos das pessoas, eles podem fazer-las falar o que eles desejam. (Marcos 1: 23 a 24  E estavam na sinagoga , um certo homem com espírito imundo, o qual clamou dizendo: Oh! Que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruí-nos? Bem sei que és: o Santo de Deus ). Este homem talvez não quisesse falar estas palavras que os Demônios o obrigaram a dizer, mas como é grandioso o poder que os Demônios exercem sobre as pessoas a qual possuem mesmo sem querer, ele teve que dizê-las. Demônios são seres perigosos, e por esta razão precisamos aprender a usar algumas armas para vencê-los.

COMO VENCER OS DEMÔNIOS

Só há um nome capaz de vencer todas estas hostes malignas que estão ao nosso redor tentando nos fazer fracassar. Este nome é o de JESUS que tem todo o poder nos céus e na terra. Continuando o texto do gadareno vamos entender porque JESUS é capaz de tudo isso. (Mateus 5:6 a 8 “E quando viu Jesus de longe, correu e o adorou. E clamou com grande voz, dizendo: que tenho eu contigo, Jesus Nazareno que vieste me atormentar? Por que Jesus dizia: sai deste homem ). Percebemos que aquele homem vivia possesso ( cheio de Demônios ). Quando Jesus chegou a sua presença os incomodou por que até Satanás teme a presença de Jesus. Só Jesus  vence os Demônios, mas há varias maneiras de evitá-los na nossa vida.





Evite-os usando as armadura de Deus

( Efésios 6: 11 e 12  “ Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firme contra as astutas ciladas do diabo, por que não temos que lutar contra a carne e sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades , o príncipe das trevas e as hostes da maldade nos lugares celestiais ).

a)                  Revista-se da verdade e da justiça (Efésios 6.14 “Estai, pois firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestido da couraça da justiça”).
b)                 Esteja firmado em cristo e no seu evangelho (Efésios 6.15 Calçando os pés na preparação do evangelho de paz).  
c)                  Tenha a fé como seu escudo (Efésios 6: 16 Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podeis apagar os dardos inflamados do maligno).
d)                 Use sempre o capacete da salvação e a espada do espírito (Efésios 6: 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do espírito que é a palavra de Deus).
e)                  Orai  e vigiai sempre ( Elíseos 6.18 Orando em todo tempo com oração e com súplica no espírito e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos ). 

Busque ser cheio do Espírito Santo

            Ser cheio do Espírito Santo não impede que os Demônios tentem nos atacar, mas impedem que eles entrem em nossa vida para nos destruir, pois o Espírito que habita em nós dá-nos a real liberdade para vivermos em paz. (II Coríntios 3.17 “Ora, o Senhor é espírito, e onde o espírito está aí há liberdade”.). Para sermos totalmente libertos das hostes malignas precisamos ser cheios de Deus, ou seja, cheio do seu Espírito, pois O mesmo é quem nos ajuda a renunciar o pecado, a idolatria, e vencermos tudo aquilo que é lançado pelo inimigo contra nós.

Resista você mesmo a eles

(Tiago 4:7 “Sujeita-vos pois a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós). Resistir ao diabo é abandonar tudo aquilo que o mundo oferece, abominar o pecado e deixar Jesus entrar nos nossos corações e fazer morada.

QUESTIONÁRIO

1º O que são Demônios?
2º Como eles agem?
3º Cite alguns tipos de males que podem causar nas pessoas?
4º De onde se origina a palavra Demônio e o que significa?
5º Qual o único nome que pode vencer os Demônios?
6º Cite um caso onde Jesus repreendeu Demônios e eles foram vencidos.
7º Cite duas armaduras com a qual evitamos os Demônios.
8º Por que razão que as pessoas cheias do Espírito Santo não podem ser tocados pelos Demônios?
9º Quais as três grandes maneiras de evitar os Demônios? Explique por que.
10º Explique Tiago 4: 7.

Deseja saber mais sobre este ou outro assunto bíblico: ligue-74-3645-2615. Ou escreva para nosso e-mail kkspinto@hotmail.com; pr.ezequielpinto@bol.com.br; kkspinto@gmail.com

ANGELOLOGIA

  CIETCURSO DE INTRODUÇÃO ELEMENTAR À TEOLOGIA
“Facilitando o conhecimento; aproximando o homem de Deus!”
Apresenta:

TEMA: OS ANJOS

São seres celestiais, mensageiros a serviço de Deus para cumprir ordens, e são também responsáveis pela proteção de cada servo fiel que o Senhor tem na terra (salmos 91.11 Porque aos seus anjos dará ordem ao teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos). 
A palavra anjo no grego (angelos) e no hebraico (malakh) significa mensageiros ou enviado de Deus. Anjos assim como demônios são seres poderosos, mas há uma diferença os anjos são benéficos e estão sob o comando de Deus que é o Senhor amoroso e pai de toda a bondade existente no mundo.
Essas criaturas de Deus (anjos) são espíritos imortais, inteligentes, gloriosos, assexuados, ou seja, não se reproduzem, numerosos e dotados de livre arbítrio (Salmos 103:20 “Bendizei ao Senhor, anjos magníficos em poder que cumpris a ordem do Senhor, obedecendo a sua voz” ).
Os anjos geralmente aparecem em forma de homens às pessoas para entregar recados enviados por Deus. (Juízes 6:11e 17 “ Então o anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ófra, que pertencia a Joás, o Abiezrita; e Gideão, seu filho estava malhando trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então o anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo varão valoroso” ). Diferente dos Demônios, os anjos de Deus não são permitidos adentrarem nos corpos das pessoas, tão somente aparecem a eles em formas humanas como foi mostrado no texto acima.
            Além de serem mensageiros e ministradores tem a função de proteger os servos de Deus por esta razão é certo dizer que há um anjo acampado ao lado dos que temem ao Senhor (Salmos 34:7 “O anjo do Senhor se acampa ao redor dos que o temem e os livra" ), cada um de nós se formos sinceros e tementes ao Senhor teremos anjos ao nosso lado livrando-nos das  ciladas e perigos lançadas por Satanás.
            Deus tem um zelo muito grande pelos seus servos e os demais seres humanos e é graças a este zelo que muitas vezes somos alertados de perigos, dificuldades; e os mais indicados para esta tarefa são os anjos  ( Gênesis 24:40“ E ele me disse: O Senhor em cuja presença tenho andado, enviará seu anjo contigo e prosperará nesta tua caminhada, para que tomes mulher para teu filho da minha família da minha casa e da casa de teu pai.  Gênesis 19:1,12 e 13 “ E vieram os dois anjos de Sodoma à tarde e estava Ló assentado a porta de Sodoma e vendo-os Ló levantou-se ao seu encontro e inclinou-se o rosto em terra. Então disseram aqueles varões a Ló tens mais alguém aqui? Teu  genro, teus filhos e tuas filhas e todos quanto tens nesta cidade, tira-nos fora deste lugar; pois nós vamos destruir este lugar porque o seu clamor tem engrossado diante de Deus e o Senhor nos enviou a destruí-la” ).
           
            Os anjos também estão divididos em 5 classes distintas cada um com sua função especial:
           
            1º ARCANJOS

            Do grego (arkhangelos) que significa príncipes entre os demais, são denominados anjos guerreiros  e a Bíblia menciona apenas um que é Miguel o chefe do exercito de Deus  ( Judas 1:9 “ Mas o arcanjo Miguel quando contendia com o Diabo e disputava com ele a respeito do corpo de Moisés, não ousou amaldiçoá-lo mas disse: o Senhor te repreenda. ( Apocalipse 12:7) “ E houve batalha no céu: Miguel e seus anjos batalharam contra o dragão e batalhava o dragão e os seus anjos.”.
           

 
  2º ANJOS
           
            Existem milhares e milhares de anjos que tanto adoram a Deus como voam em nosso auxilio trazendo a mensagem de Deus. Esta classe representa “OS REAIS MENSAGEIROS” (Mateus 1:20 “ E projetando ele isto, eis que em sonho um anjo lhe apareceu dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo” ).
           3º OS QUERUBINS
            Seu nome origina no hebraico (Kerub) que traduzido significa a serviço de Deus. A Bíblia mostra que varias vezes os querubins foram usados por Deus, eles estão localizados ao lado do trono, os querubins também são Guardiões (Salmos 99:1 “O Senhor reina, tremam as nações. Ele está entronizado entre os querubins; comova-se a terra. Gênesis 3:24 “ E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida” ).

            4º OS SERAFINS

            São citados na Bíblia como acima dos querubins, são encarregado de liderar o céu na adoração ao Senhor (Isaias 6:1-3 “ No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu  séqüito enchia o templo. Os Serafim estavam acima dele;cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; todo a terra está cheia da sua glória” ).      

            5º O ANJO DO SENHOR

            Do hebraico (Malak Yahwek) que significa “PORTA VOZ PESSOAL DE DEUS” e encarregado de falar diretamente aos homens em voz clara e audível aquilo que o Senhor o ordene. Pode ser também considerado por alguns Teólogos como a figura de Jesus Cristo no antigo testamento (Juizes 2:4  “E sucedeu que falando o anjo do Senhor todas essas palavras aos filhos de Israel todo o povo levantou a voz e chorou” ).

QUESTIONÁRIO
1º) O que são Anjos?

2º) Onde origina a palavra “Anjo” e o significa?

3º) Quais as grandes qualidades dos Anjos?

4º) Qual a grande missão dos Anjos?

5º) Diferencie Anjos de Demônios.

6º) Perto de quem o Anjo do Senhor está acampado para proteger?

7º) Qual a função dos Arcanjos?

8º) Diferencie Querubins de Serafim.

9º) Onde origina a palavra Anjo do Senhor e o que significa?

10º) Qual a principal função do Anjo do Senhor?

Deseja saber mais sobre este ou outro assunto bíblico: ligue-74-3645-2615. Ou escreva para nosso e-mail kkspinto@hotmail.com; pinto.ezequiel@bol.com.br; kkspinto@bol.com.br.

BIBLIOLOGIA - A BIBLIA

CIETCURSO DE INTRODUÇÃO ELEMENTAR À TEOLOGIA
“Facilitando o conhecimento; aproximando o homem de Deus!”
Apresenta:

PROJETO-CURSO BÍBLICO EM SUA CASA
TEMA: A BÍBLIA
1. O QUE É A BÍBLIA.
          É a Revelação de Deus à humanidade. Seu autor é Deus mesmo. Seu real intérprete é o Espírito Santo. Seu assunto central é Jesus cristo. Esta atitude para com a Bíblia é de capital importância para o êxito no seu estudo. Nossa atitude para com a Bíblia mostra nossa atitude para com Deus. Sendo a Bíblia  a revelação  de Deus, ela  expressa  a vontade  de Deus. Ignorar a Bíblia é ignorar essa vontade. Certo autor anônimo  corretamente  declarou: “A Bíblia é Deus  falando ao homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando  com o  homem; é Deus falando a favor  do homem; mas  é sempre Deus  falando!”
          Através dela compreendemos tudo a respeito de Deus e seus atributos, idoneidade, nomes  de Deus   bem como o tema  central da Bíblia  que é  Jesus Cristo.

2. A ORIGEM DO NOME “BÍBLIA”.
           Este nome consta apenas na capa da Bíblia, mas não o vemos através do volume sagrado. Foi primeiramente aplicado  às  escrituras  por João  Crisóstomo, grande  reformador  e patriarca  de Constantinopla (347- 407 d.c). O vocábulo “Bíblia” significa etimologicamente “coleção  de livros  pequenos” isto  porque  os livros  da Bíblia  são pequenos , formando um volume  não muito  grande  como tão  bem  o  conhecemos. De fato, a Bíblia é uma coleção de livros, porém, perfeitamente harmônicos entre si. É devido a isso que a palavra bíblia sendo um plural no grego. Passou a ser singular nas línguas modernas.

3. MATERIAIS QUE A BÍBLIA FOI ESCRITA.
   Os principais foram dois: papiro e pergaminho. O papiro era extraído de uma planta  aquática  desse mesmo  nome. Há várias menções dele na Bíblia, como por exemplo: “Pode o papiro crescer sem lodo? ou pode o junco vicejar sem água?”( Jó 8.11) “... que envia embaixadores por mar em navios de papiro sobre águas, dizendo:...”(Isaias18.2) “Tenho muito que vos escrever, mas não quero fazê-lo com papel e tinta.”( 2João v.12). De papiro deriva o termo papel. Seu uso na escrita vem desde 3.000 a.C. no Egito.
   Pergaminho é a pele de animais, curtida e preparada para a escrita. É material superior  ao papiro, porém  de uso  mais recente  do  que  aquele.Teve  seu uso  generalizado a  partir  do inicio  do Século I na Ásia  Menor. É também citado na Bíblia. Exemplo: “quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.” (2 Timóteo 4.13).
4. FORMATO PRIMITIVO DA BÍBLIA.
   Foram dois: rolos e códices. Eram esses os formatos dos livros antigos. O rolo era um rolo de fato, feito de papiro ou pergaminho. Era preso a dois cabos de madeira para facilidade de manuseio. Cada livro da Bíblia era um rolo em separado. Naquele tempo ninguém podia conduzir pessoalmente a Bíblia como fazemos hoje. O que tornou isso possível foi a invenção do papel no Século II pelos chineses, e a do prelo de tipos móveis pelo alemão Johann Gutenberg  em 1450 d.C, possibilitando  o formato  dos  livros  atuais.
   O códice é uma obra no formato de livros, de grandes proporções. Nosso vocabulário livro vem do latim líber, que significa primeiramente casca de árvore, depois livro.





5. AS LÍNGUAS ORIGINAIS DA BÍBLIA
    As principais são duas: hebraica, para o Antigo Testamento, e a grega para o Novo Testamento. Foi nessas línguas que a bíblia foi originalmente  inspirada. As traduções só conservam a inspiração  quando  reproduzem  fielmente  o original.

6. OS ESCRITORES DA BÍBLIA.
           A existência da Bíblia, abrangendo seus escritores, sua formação, composição, preservação e transmissão, só pode ser explicada como milagre de Deus, ou melhor: Deus sendo seu autor. Foram cerca de  40  os escritores da Bíblia. Deste modo a Palavra Escrita de Deus foi-nos dada por canais humanos. Assim como o foi a Palavra Viva - Cristo “Estava vestido com um manto salpicado de sangue, e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus.” (Ap 19.13). Esses homens pertenciam às mais variadas profissões e atividades. Viveram e escreveram em diferentes lugares e situações. Levaram 1500 anos para escrever a Bíblia. Apesar de todas essas dificuldades, ela não contém erros  nem  contradições. Há sim dificuldades na compreensão, interpretação, tradução, aplicação, mas tudo isso do lado humano, devido a nossa incapacidade em todos os sentidos.

7. A ESTRUTURA DA BÍBLIA.
         Estudaremos neste ponto um resumo da estrutura da Bíblia quanto á sua composição em partes  principais, livros  classificação  dos livros  por assuntos, divisão  dos livros  em capítulos  e versículos, e certas  particularidades indispensáveis.
A) Divisão em partes principais. São duas: Antigo e Novo Testamento.
B) Composição quanto a livros. São 66, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. O maior é o dos Salmos; o menor é 3 João.
 C) Divisão em capítulos. São 1.189, sendo 929 no Antigo Testamento e 260 no Novo Testamento. O maior capítulo é o salmo 119; e o menor é o salmo 117. Para ler a bíblia toda em um ano basta ler 5 capítulos aos domingos e 3 nos demais dias da semana. Foi dividida em capítulos em 1250 d.C por Hugo  de Saint Cher, abade  dominicano, estudioso das Escrituras.
D) Divisão em Versículos. São 31.173, sendo 23.214 no Antigo Testamento e 7.959 no Novo Testamento. Foi  dividida  em versículos  em duas etapas: o Antigo Testamento em 1445 pelo Rabi Nathan; o Novo Testamento  em 1551 por  Robert Stevens, um impressor de Paris. Stevens publicou a primeira  Bíblia dividida  em capítulos e versículos  em 1555, sendo  esta a Vulgata Latina.   A classificação dos livros do Antigo Testamento por assuntos, acima vem da versão Septuaginta através da Vulgata, e não leva em conta a ordem cronológica  dos mesmos, e o leitor não pode estudar como sendo esta ordem de assuntos  cronologicamente.
      O ANTIGO TESTAMENTO. Seus 39 livros estão divididos em 4 classes: Lei, História, Poesia, Profecia. Os livros de cada classe são  os seguintes:
LEI: 5 LIVROS-Gênesis, Êxodo, Levítico, números e Deuteronômio. Esses 5 livros são chamados  o Pentateuco, Tratam  da criação  e da lei.
HISTÓRIA: 12 livros – Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester, Contêm a história do povo escolhido: Israel.
POESIA: 5  livros- Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. São chamados poéticos devido ao gênero do seu conteúdo e não por  outra  razão.
PROFECIA: 17 livros _ de Isaias a Malaquias. Esses 17 livros estão subdivididos em dois grupos:
Ø  Profetas Maiores: 5 livros. Isaias, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
Ø  Profetas Menores: 12 livros. Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Os nomes “maiores” e “menores”. Referem - se ao volume de matéria dos livros e extensão do ministério profético. Na Bíblia Hebraica (o nosso Antigo Testamento), a divisão dos livros é bem diferente, como já falamos.
O NOVO TESTAMENTO. Seus 27 livros também estão divididos em quatro classes: Biografia, História, Doutrina, Profecia. Os livros de cada classe são os seguintes:
BIOGRAFIA: São os quatro evangelhos. Descrevem a vida terrena do Senhor Jesus e o seu glorioso  ministério entre  os homens. Os três  primeiros são chamados Sinóticos devido ao paralelismo que apresentam. O número quatro nos Evangelhos fala também de sua universidade, por serem quatro os  pontos  cardeais.
HISTÓRIA: É o livro de Atos dos Apóstolos. Registra a história da Igreja primitiva, seu viver e agir. O livro mostra que o segredo do progresso da Igreja é a plenitude do Espírito Santo nas vidas.
DOUTRINA: São 21 livros chamados epistolas ou cartas. Vão de Romanos a Judas. Umas são dirigidas a igrejas, outras a indivíduos. As 7 que  vão de Tiago a Judas, são chamadas  universais ou gerais.
PROFECIA: É o livro de Apocalipse. Esta palavra  significa  revelação.Trata da volta  pessoal  do senhor Jesus  á terra, isto é, sua revelação, sua manifestação  visível. O Apocalipse é o inverso  do livro  de Gênesis. Lá narra como tudo começou: aqui como tudo findará.
      Há outras modalidades de classificação dos livros do Novo Testamento, mas a que vimos acima, parece-nos bastante simples e prática.
8. O TEMA CENTRAL DE TODOS OS LIVROS DA BÍBLIA.
    É o senhor Jesus Cristo. Ele mesmo no-lo declara: “E começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que Dele se achava em todas as escrituras. Jesus lhes disse: são estas as palavras que vos falei estando ainda convosco, que era necessário que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e os profetas e nos Salmos.” (Lucas 24.27,44). “Examinais as escrituras, porque pensais ter nelas a vida eterna. São estas mesmas Escrituras que testificam de mim, contudo não quereis vir a mim para terdes a vida eterna.” (João 5.39). Considerando Cristo como tema central da Bíblia, os 66 livros podem ser resumidos em 5  palavras, todas referentes a Cristo, assim:
Ø  Preparação: Todo o Antigo Testamento trata da preparação do mundo para o advento de Cristo.
Ø  Manifestação: Os Evangelhos tratam da manifestação de Cristo ao mundo, como Redentor.  
Ø  Propagação: Os Atos dos Apóstolos tratam da propagação de Cristo por meio da Igreja.
Ø  Explanação: As Epistolas tratam da explanação de Cristo. São os detalhes da doutrina cristã.
Ø  Consumação: O Apocalipse trata de Cristo consumando todas as coisas – C. Scofield.
           Tendo Cristo como o tema central da Bíblia, podemos resumir  todo o Antigo Testamento  numa  frase: JESUS VIRÁ, E o Novo Testamento noutra frase: JESUS JÁ VEIO (é claro, como Redentor ). Assim sendo, as Escrituras sem a pessoa  de Jesus, seriam  como a Física  sem a matéria  ou a  Matemática  sem os  números.    
QUEM DEVE LER A BÍBLIA?
Ø  Os jovens; para saber como viver;
Ø  Os velhos; para saberem como morrer;
Ø  Os ignorantes; para obterem humildade;
Ø  Os sábios; para obterem sabedoria;
Ø  Os ricos; para advertência;
Ø  Os pobres para enriquecimento;
A Bíblia é o livro para todo o tipo de pessoas!
QUESTIONÁRIO
1-      O que é a Bíblia para você?
2-      Etimologicamente o que se significa o termo Bíblia?
3-      Em que materiais a Bíblia foi escrita originalmente?
4-      Em que línguas originais foram escritas as escrituras?
5-      Quantos autores e em quanto tempo eles escreveram a Bíblia?
6-      Em quantas partes e em quantos livros está dividida a Bíblia?
7-      Como se divide as 4 classe dos livros do Antigo Testamento?
8-      Como se divide as 4 classe dos livros do Novo Testamento?
9-      Cinco palavras resumem os 66 livros da Bíblia, no que se refere a Cristo. Quais são?

10-  Duas frases resumem o Antigo e o Novo Testamento. Quais são?

DOUTRINA DE DEUS - TEOLOGIA

CIETCURSO DE INTRODUÇÃO ELEMENTAR À TEOLOGIA
“Facilitando o conhecimento; aproximando o homem a Deus!”
Apresenta:

TEMA: DEUS

A REVELAÇÃO DE DEUS
        Há duas espécies de revelação: Geral e Especial. Nunca poderíamos conhecer a Deus se Ele não se tivesse revelado a nós.
1 - A revelação geral de Deus (É encontrada na natureza, na história e na consciência) e se destinam a todas as criaturas inteligentes.
A) A revelação de Deus na natureza- “Os céus manifestam a gloria de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.” (Sl. 19.1) “visto que o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lhes manifestou. Pois os atributo invisíveis de Deus, desde a criação do mundo tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que foram criadas, de modo que eles são inescusáveis.”( Rm 1.19,20)
B)  A revelação de Deus na história - (A Bíblia fala como Deus lidou com o Egito “então disse o senhor a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, apresenta-te a Faraó, e dize-lhe: assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: deixai ir o meu povo, para que me sirva, ou desta vez te enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus oficiais, e sobre o teu povo,para que saibais que não há outro ( Deus ) como eu em toda a terra.pois eu já poderia ter estendido a minha mão para te ferir a ti e ao teu povo com pestilência, e terias sido destruído da terra. Mas deveras para isto te mantive, para te mostrar o meu poder, e para que o eu nome seja anunciado em toda a terra.”(Ex 9.13-16) Assíria(Is 10.12-19) Babilônia (Jr 50.1-16) Medo-pérsio (Is 44.24) Império Romano (Dn 7.7,23).
C) A revelação de Deus na consciência-(A consciência é discriminativa e impulsiva). Ela julga se um curso de uma ação proposta em uma atitude está ou não em harmonia com nossos padrões morais e insta conosco para fazermos daquilo que estiver em harmonia com eles e nos abstermos de participar aquilo que faz contrário a eles. Não é imposta é o reflexo de Deus na alma ,assim como um espelho e a superfície tranqüila de um lago refletem o Sol e revelam não apenas a sua existência, mas também até certo ponto sua natureza, assim a consciência do homem revela a existência de Deus, e até certo ponto, a natureza de Deus.
2 - A revelação especial de Deus - È dada aos homens de várias maneiras: na forma de milagres e profecias, na pessoa  e no trabalho de Jesus Cristo, nas Escrituras e na experiência pessoal.
a) A revelação de Deus em milagres - Revela a presença e o poder de Deus (Ex 4.2-5; I Rs 18.24; Jo 5.36) O milagre, por fugir às leis naturais é uma revelação especial, é Deus saindo de seu esconderijo e mostrando-se como o Deus vivo que rege o universo  tendo ciência de todas as coisas.


2
b) A revelação de Deus na profecia - “Predição de acontecimentos” através de uma comunicação direta de Deus. Ex: A cerca de Cristo que já foram cumpridas.
        Cristo deveria ser:
·        


Nascido de uma virgem: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá e dará à luz Um filho, e será o seu nome Emanuel”. (Is 7.14) “A virgem conceberá e dará à luz Um filho, e o chamarão de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco.” ( Mt 1. 23).
     Ele deveria:
·         Nascer em Belém: “Mas tu Belém Efrata, posto que és a menor entre as milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel, cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Mq 5.2). “E, convocando todos os principais sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde haveria de nascer o Cristo. Eles responderam: em Belém da Judéia, pois foi isto que o profeta (Miquéias) escreveu.” (Mt 2. 6)
    Ele seria:
·         Enterrado com os ricos: “Deram-lhe sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.”  (Is 53. 9). “ (Mt 27.57-60)





A REVELAÇÃO DE DEUS  EM JESUS CRISTO
         O mundo Gentio-Apesar da revelação geral de Deus o mundo gentio não atentou para existência, natureza ou vontade de Deus. Paulo assim se expressou: “Na sabedoria de Deus o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria” (I Co 1.21), “Nenhum dos poderosos deste século conheceu; por que, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da gloria” (I Co  2.8). Apesar da revelação geral de Deus na natureza, na história, na consciência, o mundo gentio voltou-se para a mitologia, o politeísmo e a idolatria.
Israel – As revelações especiais de Deus nos milagres, profecias e teofânia levaram Israel a um conhecimento real da natureza e da vontade de Deus. Israel o via como o grande Legislador, cria no Deus vivo e verdadeiro e via Nele o juiz que insistiu no cumprimento da letra da lei, mas que pouco se importava com a condição interior do coração a prática justiça, misericórdia e fé (Mt 24.23-28) como aquele que tinha que ser aplacado com sacrifícios  e holocaustos.Também Ele era visto como o abençoador dos descendentes de Israel e consideravam os gentios como inferiores a eles (Mt 3.8-12; 12.17-21; Mc 11.17). Israel necessitava também de uma revelação maior, plena de Deus,  e a temos na Pessoa e Missão de Jesus Cristo.
Cristo – É o centro da história e da revelação de Deus. O escritor aos Hebreus diz: “Havendo Deus,  outrora, falado, muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, falou-nos a nós, nesses últimos dias, pelo filho”. (Hb 1. 1,2); e diz que Ele é o “resplendor da gloria e a expressão exata do seu ser” (v.3). Paulo diz que Ele é “a imagem do Deus invisível” (Cl. 1.15) e diz que “nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2. 9). João diz: Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do pai é quem o revelou”.(Jo1. 18). E o próprio Jesus disse: “Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11.27); ainda mais: “Quem me vê a mim vê o Pai” (Jo 14.9). Conseqüentemente, a igreja tem, desde o princípio, visto em Cristo a suprema revelação do Pai.
A EXISTÊNCIA DE DEUS
       A Bíblia não procura oferecer-nos qualquer prova racional quanto à existência de Deus. Pelo contrário: ela já começa  tomando a sua existência como pressuposição básica, “No princípio, Deus” (Gn 1. 1). Deus existe!
       Se de um lado “disseram os néscios no seu coração: Não há Deus.” (Sl 14.1); por outro: “os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos.” (Sl 19.1).
6
PERSONALIDADE DE DEUS
        A personalidade pode ser definida como a existência dotada de autoconsciência e do poder de autodeterminação. É, portanto, a soma total das características necessárias para descrever o que é um Ser Pessoal. Deus é um Ser Pessoal.
A NATUREZA DE DEUS - Como pode aquilo que é finito compreender e expressar aquilo que é infinito?
 O próprio povo escolhido procurou representar e descrever Deus aos seus semelhantes, quando na sua fraqueza, fazendo ídolos de metal, coisa que ainda é feito pelo homem. (Ex 32. 4; Rm 1.24,25).  “Deus é Espírito”, Infinito e Eterno e Imutável em seu Ser, Sabedoria, Poder, Santidade, Justiça, Bondade e Verdade”. As Escrituras revelam sua infinitude com a operação do Espírito Santo através de seus atributos naturais e morais.
  
ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS
     Deus existe por si mesmo, pois não depende de nenhuma fonte originária para existir. Dentre os muitos atributos naturais de Deus, vamos destacar apenas os seguintes:
1. VIDA - A vida de Deus está intimamente ligada ao próprio fato da existência de Deus. Deus não só existe, ele é vivo; ele possui vida. Ou melhor, ele é a própria vida: “O senhor é o que tira a vida, e torna a dá; faz descer á sepultura e faz subir dela.” (I Sm 2.6). Veja também: (Jo 5.21; Jr 10.10-16; Sl 115.1-7; Jo 14.6).
2. ESPIRITUALIDADE—Deus é perfeito Espírito com personalidade plena. Ele pensa, sente e fala, podendo assim ter comunhão direta com suas criaturas, feitas a sua imagem. Sendo Espírito, não está sujeito às limitações de um corpo físico. Não é composto de nenhum elemento material. Ainda que Jesus referisse a “forma de Deus” (Jo 5.37; Fl. 2.6). Deus é uma pessoa real, mas de natureza tão infinita que não se pode compreendê-lo plenamente pelo conhecimento humano nem tão pouco descreve-lo.
3. ETERNIDADE—Deus não tem princípio nem fim de dias. Ele transcende a todas as limitações temporais. Deus enche o tempo: está em cada partícula dele. Na vida de Deus, ao contrário da nossa, o passado e o futuro são um eterno presente. “... Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade e Príncipe da paz.” (Is 9.6).
4. IMUTABILIDADE - A erosão deforma  a terra, a ferrugem consome o ferro, o cupim destrói a madeira, a traça consome o livro, o uso desgasta o ouro, mais o Deus da Bíblia sobre o qual o tempo e o espaço não exercem influências, é um Deus eterno e imutável. “Ele é o pai das luzes, em que não pode existir variação, ou sombra de mudança”. (Tg 1.17).
5. ONISCIÊNCIA—Deus é perfeito em Ciência e Sabedoria. Isaias disse que o entendimento de Deus não se pode medir “... e não há quem esquadrinhe o seu entendimento.” (Is 40.28). Ele não só possui, ele é a sabedoria “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?” (Rm 11.33-35).
6. ONIPOTÊNCIA—Deus tem “Todo Poder”. Seu poder é ilimitado; faz qualquer coisa que queira segundo a sua perfeição “Haveria alguma coisa difícil para Deus?” (Gn 18.14). “Sei senhor que tudo podes, e que nenhum dos teus pensamentos podem ser impedido.” (Jó 42.2.).
7. ONIPRESENÇA—Deus está em todos os lugares. Ele age em todos os lugares e tem pleno conhecimento de tudo que ocorre em todos os lugares. “Para onde fugirei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, aí tu estás; se fizer nas profundezas a minha cama, tu ali também estás.” (Sl 139.8,9).
ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS
          São os atributos através dos quais Deus comunica determinadas verdades a seu povo, levando-o a uma plena identificação com Ele. Dentre os muitos, abordaremos apenas alguns:
1. VERACIDADE--Deus é perfeito e veraz. “Deus não é o homem para que minta” (Nm 23.19). A mentira é incompatível com a natureza divina. Ao tratarmos com ele devemos sempre lembrar que Ele é um ser Verdadeiro disposto a cumprir suas Santas e Boas Palavras. “... velo pela minha palavra para cumpri-la.” (Jr 1.12).
2. FIDELIDADE—Deus é fiel! Pois cumpre todas as promessas feitas a seu povo. “Se formos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.” (I Tm 2.13). E isto constitui para o crente a base de sua confiança; o fundamento de sua esperança e a causa de seu gozo.
      Pela fidelidade de Deus as leis se mantêm inalteradas, as suas promessas continuam a se cumprir, os  santos continuam protegidos, pecadores arrependidos são convertidos, os salvos serão arrebatados , os ímpios serão condenados, satanás será banido da terra e novos céu e nova terra serão estabelecidos.
7
3. CONSELHO—É limitadíssima a compreensão do homem quanto ao eterno conselho (propósito) divino, mas aprouve Deus revelar ao homem o seu plano, ainda que em parte. O conselho de Deus é o plano eterno em relação ao mundo material e espiritual, visível e invisível.
7
Quanto à sua aplicação, o conselho de Deus está atento:
 A) A todas as coisas em geral: “Este é o conselho que foi determinado sobre toda a terra; esta é a mão que está estendida sobre todas as nações.” (Is 14.26). “Eu anuncio o fim desde o principio, desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam. Eu digo: O meu propósito subsistirá, e farei toda a minha vontade.” (Is 46.10,11);
B) Às coisas em particular, Ex: o universo material, os negócios das nações, o período da vida humana, o tempo da morte do homem, as ações humanas, sejam elas boas ou más: “Tu firmaste a terra, e firme permanece. Conforme o que ordenaste, tudo se mantém até hoje, pois todas as coisas te obedecem.” (Sl 119.90-91). Veja mais (At. 17.26; Jó 14.5,14; Ec 3.2; Ef 2.10)
C) Ás coisas espirituais tais como: a salvação do homem, “Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça mês tenha a vida eterna.” (Jo 3.16); o reino de Cristo “Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do filho do seu amor.” (Cl 1.12,13) e a obra de Deus nos crentes e por meio deles “... assim também efetuai a vossa salvação com temor e tremor, pois Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Fl. 2.12,13).
4. SANTIDADE — A santidade de Deus é a soma de todos os seus atributos morais, e expressa a majestade de sua natureza. Sua palavra revela-o como Santo. Por cerca de trinta vezes o profeta Isaias se refere a Jeová chamando-o de “Santo”. Deus é Santo. “Sede santos, por que eu sou santo.” (I Pe 1.16).
QUESTIONÁRIO
1-      Quais são as revelações de Deus?
2-      Por que meios se percebe Deus na revelação geral?
3-      E a revelação especial?
4-      Dentre as revelações de Deus por meio da profecia, Cite uma que se cumpriu em Cristo.
5-       Como você descreveria a natureza de Deus?
6-      Quais os atributos naturais de Deus aqui estudados?
7-      O que quer dizer Onisciência?
8-      E Onipotência?
9-      Quais os atributos morais de Deus?
10-  Quanto à aplicação o conselho de Deus está atento à?