TOPO

quinta-feira, 14 de março de 2013

A GRANDE TRIBULAÇÃO


CIETCURSO DE INTRODUÇÃO ELEMENTAR À TEOLOGIA
“Facilitando o conhecimento; aproximando o homem de Deus!”
Apresenta:

TEMA: A GRANDE TRIBULAÇÃO

O QUE SIGNIFICA.   
         Sabemos que sempre tem havido tribulação sobre a terra. Os meios de comunicação nos mostram sofrimentos, catástrofes humanas e naturais; afligindo nos cinco continentes “muitos” seres humanos. Todavia este período que, em poucas palavras, estaremos estudando; e que a Bíblia chama de grande tribulação, é excepcional: “Porque naqueles dias haverá uma aflição (Tribulação) tal, qual nunca houve desde o principio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.” (Marcos 13.19). O texto nos fala de uma aflição predeterminada, para assolar todos os que habitam a terra nesse período.
           Será uma manifestação especial da ira de Deus sobre os pecadores. “Por que eis que o senhor sairá do seu lugar, para castiga os moradores da terra, por causa das suas iniquidades ..” (Isaías 26.21). “E os reis da terra, os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos e todo o servo e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; e diziam aos montes e aos rochedos: cai sobre nós, e esconde-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do cordeiro; porque é vindo o Grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Apocalipse 6.15-17).
           Pelos profetas do antigo testamento este período é chamado de dia mui grande. “Diante dele tremerá terra, abalar-se-ão os céus; o sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor... por que o dia do senhor é mui terrível e quem o poderá sofrer?” (Joel 2.10,11). “O grande dia do senhor está perto, está perto e se apressa muito a voz do dia do senhor: Amargamente clamará ali o homem poderoso. Aquele dia é dia de indignação, dia de angustia e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e densas trevas. Dia de trombetas e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas. E angustiarei os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o senhor. E seu sangue se derramará como pó, e a sua carne como esterco.”
               “Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do senhor, mas pelo fogo do seu zelo toda terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada.” (Sofonias. 14-17).
            Também, e especialmente, este será um período de estrema angustia para Israel (Jacó). “Ah! Porque aquele dia será tão grande que não há outro semelhante! Será tempo de angustia para Jacó, mas ele será livrado dela”. (Jeremias 30.7).
                 O QUE ACONTECERÁ E QUANTO TEMPO DURARÁ.
      Manifestar-se-á o homem, chamado na Bíblia, “de homem do pecado o filho da perdição. Ele se opõe a tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, de sorte que se assentará como deus, no templo de Deus, querendo ser Deus.” (II Tessalonicenses 2.3,4). 
       Haverá operação plena do erro: “A vinda desse iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais e prodígios da mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem. Perecem porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. Por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira, e para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” (II Tessalonicenses 2.9-12).
   Este anticristo será um líder político, econômico e social, de cunho mundial. Contará ele com o apoio de todos os lideres políticos do mundo, proclamará a tão esperada Paz que o mundo busca. Porem, logo se revelará o mais impiedoso, profano e cruel possível. “E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa da abominação virá o assolador, até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” (Daniel 9.27). Este período de uma semana de anos (7 dias corresponde a 7 anos) será dividido em duas partes, na primeira parte tudo será “flores”, pois pelo poder de oratória (demagogia) do anticristo o mundo se renderá a ele. Pois com os seus discursos inflamados influenciará decisivamente as massas “foi-lhe dada uma boca para proferir arrogâncias e blasfêmias, e deu-se-lhe autoridade para continuar por quarenta e dois meses.” (Apocalipse 3.5). Quarenta e dois meses correspondem a 3 anos e seis meses, correspondentes ao segundo período, A Grande Tribulação propriamente dita, total aflição sobre a terra. “A mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.” (Apocalipse 12.6). (3 anos e seis meses).
          A morte ausentar-se-á por algum tempo, “Naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão; desejarão morrer, mas a morte fugirá deles.” (Apocalipse 9.5)
           Depois deste período haverá morte em massa por meio de três pragas de Deus derramada sobre a terra. “Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre...” (Apocalipse 9.18).(por falta de espaço agora não trataremos das demais coisas como os selos, taças e pragas registradas em apocalipse 6; 8;9;11. que se derramarão no período da grande tribulação)

PROPÓSITOS DA GRANDE TRIBULAÇÃO
          Vemos pelo menos dois propósitos diretos: o primeiro, levar Israel a receber seu Messias; o segundo é trazer juízo sobre todo o mundo, mui especialmente sobre as nações incrédulas.
1-        Levar Israel a receber seu Messias. O profeta Jeremias profetizou que esse tempo seria identificado como: “há! Porque aquele dia será tão grande que não haverá outro semelhante! Será tempo de angustia para Jacó (Israel), mas ele será livrado dela.” (Jeremias 20.7). Isto significa que será um tempo especialmente para Jacó, isto é, Israel. “Ele (anticristo) firmará uma aliança com muitos por uma semana, mas na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de cereais. E...” (Daniel 9.27).Expressões como as grifadas, são próprias do povo de Israel, linguagem da tradição e da lei de Moisés. E quando isto estiver acontecendo, Israel, em aperto se converterá e entrará com o Messias no reino milenial. “Sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas. Olharão para mim, a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único, e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.” (Zacarias 12.10).     
2-        Trazer juízo sobre todo o mundo. Entendemos que esse período alcançará a todas as nações da terra e Deus estará julgando-as por sua impiedade. “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Olhai! A calamidade sai de nação para nação, e grande tormenta se levanta dos confins da terra.” (Jeremias 25.32). “Vede, o Senhor sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniquidade ” (Isaías 26.21). “Como guardaste a palavra da minha perseverança,  também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre todo o mundo, para provar os que habitam sobre a  terra.” (Apocalipse 3.10). Esses juízos virão para purificar a terra e, quando o messias assumir o comando mundial de governo, haverá paz e justiça.

QUESTIONÁRIO
1-      Porque a bíblia chama este período de grande tribulação?
2-      O que será a grande tribulação?
3-      Como é designado pelos profetas do antigo testamento este período?
4-      O que operará plenamente neste período?
5-      Quem aparecerá no cenário político neste tempo como solução para paz?
6-      Como a bíblia o descreve?
7-      Descreva outro fato deste período que lhe chamou à atenção.
8-      Quanto tempo durará a grande tribulação como um todo?
9-       Em que parte tudo se agravará e quantos meses isso durará?
10-  Quais os objetivos da grande tribulação?

Deseja saber mais sobre este ou outro assunto bíblico: ligue-74-3645-2615. Ou escreva para nosso e-mail kkspinto@hotmail.com; pr.ezequielpinto@bol.com.br; kkspinto@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário